Lugares

7 curiosidades sobre o Peru

Saiba mais sobre nosso país vizinho

 

1 – Informações gerais

A República do Peru é um país localizado na América do Sul. Faz fronteira com o Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia e Chile, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico. Em 28 de julho de 1821, a nação declarou sua independência em relação a Espanha. Com cultura e história riquíssimas, nosso vizinho merece ser melhor conhecido, não é mesmo?

 

Mapa do Peru

 

2 – Demografia

Com uma população maior do que 30 milhões de habitantes, o Peru tem como capital e cidade mais populosa Lima, que tem mais de 8 milhões de moradores. Outras cidades que se destacam são: Arequipa, Trujillo, Chiclayo e Cusco, antiga capital do Império Inca. Com uma formação sociocultural variada, o país manteve suas raízes indígenas, com cerca de 40% da população fazendo parte de etnias ameríndias, como os quichuas por exemplo. Cerca da metade dos peruanos são mestiços, enquanto a maioria dos 10% restantes são descendentes de europeus. Também há uma porcentagem de negros e asiáticos. O espanhol é a língua mais falada, mas há uma boa porcentagem de falantes de idiomas ameríndios. Quando levamos em conta a religião, mais de 80% seguem o catolicismo, enquanto aproximadamente 15% são protestantes.

 

Lima, capital peruana

 

3 – Geografia

Com uma extensão territorial de aproximadamente 1,3 milhão de km², o Peru possui diversos ecossistemas dentro das suas fronteiras. O vasto litoral na maioria das vezes é muito seco, com pouquíssimas chuvas no decorrer do ano. Uma grande porção do país é coberta pela Cordilheira dos Andes, maior formação montanhosa da América do Sul. O Monte Huascarán é o ponto mais alto do território peruano, totalizando 6.768 m. A maior zona peruana é a situada na Floresta Amazônia. Este fato faz com que essa área tenha alta pluviosidade. Devido a estes variados ecossistemas, a nação tem uma grande variedade de climas e uma enorme biodiversidade.

 

Foto do centro histórico de Cusco, antiga capital do Império Inca localizada a 3.400 m de altitude

 

4 – Política

O Peru é uma república presidencialista. O presidente é o chefe de estado e de governo peruano, sendo eleito para mandatos de cinco anos, sem direito à reeleição. O país também conta com uma Assembleia Nacional de 120 deputados, eleitos pela população para mandatos de cinco anos também. O território peruano é dividido em 25 regiões e a Província de Lima. Como nação federalista, há governos estaduais e municipais que têm boa autonomia para gerir estes locais.

 

Foto da cidade de Arequipa, segunda maior do Peru

 

5 – Economia

Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,740, o Peru vem crescendo consideravelmente neste último século, contudo, ainda há muitos peruanos vivendo na pobreza. O principal setor econômico do país é o de serviços, sendo o turismo um dos principais responsáveis por isso. Em relação às exportações, os destaques peruanos vão para a mineração, a produção de têxteis, a agricultura e a pesca. O Brasil é um dos principais parceiros comerciais do Peru.

 

Foto aérea de um dos enigmáticos geólitos de Nazca, provável obra da antiga civilização de mesmo nome

 

6 – História

Há vestígios de presença humana no solo peruano desde 10 mil a.C.. Por volta de 3 mil a.C. se desenvolveu a Civilização de Caral, tida como a mais antiga sociedade complexa das Américas. Depois, diversas civilizações floresceram em solo peruano, mas ainda sem tanta organização sociopolítica. Apenas no Século XV, os incas deixaram de ser um pequeno reino para se tornarem a maior potência pré-colombiana que a América já viu. No entanto, os quase 100 anos do Império Inca foram rapidamente destruídos pelos colonizadores espanhóis. Tanto a varíola, quanto a predominância tecnológica dos conquistadores devastaram as populações incas. Desse momento em diante, o Peru se tornou Vice-Reino e foi um dos principais produtores de ouro e prata para a coroa espanhola. Milhões de indígenas foram escravizados até o Século 19. Apenas com as campanhas emancipistas de Simón Bolívar e José de San Martín, o país conseguiu sua independência a duras penas. A nação passou por altos e baixos, ditaduras e períodos de estabilidade até os dias atuais. A última crise grave ocorrida no território peruano foi o governo autoritário de Alberto Fujimori, que governou entre 1990 e 2000.

 

Machu Picchu

 

7 – Cultura e turismo

Por sua diversidade sociocultural e ambiental, o Peru é dos países mais visitados no mundo. A culinária, a arte e a música são mesclas das influências indígenas, europeias e até africanas. Na literatura, o maior nome nacional é Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura (saiba mais aqui). O esporte nacional é o futebol, duas vezes campeão da Copa América. Até os dias atuais, o Peru conseguiu 4 medalhas olímpicas: um ouro e 3 pratas. O território peruano é uma festa para os turistas: há uma grande variedade de belezas naturais para apreciar, como vulcões, montanhas, desertos e o Lago Titicaca. Também é possível apreciar as heranças da colonização espanhola nas cidades mais antigas do país. Por fim, as ruínas e heranças dos povos pré-colombianos são impressionantes, sendo a mais conhecida Machu Picchu (saiba mais aqui).

  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas