Lugares

7 curiosidades sobre Tonga

Conheça mais sobre esse arquipélago da Oceania

 

1 – Informações gerais

O Reino de Tonga é um país localizado na Oceania, sendo um arquipélago composto por mais de 100 ilhas. Fica situada na Polinésia, fazendo fronteira com Fiji (saiba mais aqui), Samoa, Samoa Americana, Ilhas Cook, Niue, Kermadec e Wallis e Futuna. Dentre estes outros locais há territórios da Nova Zelândia, França e Estados Unidos, além de alguns países independentes. A pequena nação conquistou sua independência do Reino Unido em 4 de junho de 1970.

 

A primeira versão para a bandeira de Tonga foi desenhada em 1862 e consistia em um retângulo com uma cruz grega vermelha, no entanto, foi depois constatado que era muito similar à bandeira da Cruz Vermelha, adotada em 1863.Assim, para evitar confusão, foi mudada para o desenho atual no qual a cruz vermelha fica no cantão, ficando parecida com o pavilhões britânicos vermelhos.

 

2 – Demografia

Com aproximadamente 110 mil habitantes, Tonga é um dos países com menor número de pessoas no mundo. Sua capital Nuku’alofa tem cerca de 25 mil habitantes, quase ¼ da população local. Mais de 50 mil tonganeses moram em outras nações. A principal concentração fica na Nova Zelândia, seguida por Estados Unidos e Austrália. As línguas faladas são o inglês e o tonganês, língua que só adquiriu sua forma escrita no Século 19. A maioria das pessoas de Tonga segue o Cristianismo de forma dividida: 40% são evangélicos tradicionais, 18% mórmons e 16% católicos. Outras religiões se encontram em porcentagens menores.

 

 

Evolução populacional de Tonga de 1961 a 2003.

 

3 – Geografia

O país é um arquipélago formado por mais de 170 ilhas. No entanto, o território total é de menos de 750 km², o que torna o reino da Oceania um dos menores países do planeta. As ilhas de Tonga são tanto de origem vulcânica, quanto de corais. Os solos são considerados altamente férteis. As primeiras são mais montanhosas, enquanto as segundas são planas. O clima tonganês é tropical, com rica presença de fauna e flora típicas da região em que se situa. A nação tem dificuldades em represar água doce, sendo utilizados sistemas de cisternas para captar a água da chuva.

 

Mulheres nativas de Tonga.

 

4 – Economia e turismo

A situação econômica de Tonga está intimamente ligada com os fenômenos naturais, já que o país é praticamente agrícola. A grande distância para outros países dificulta tanto nas exportações, quanto nas importações. O pequeno reino tem na agricultura e na pesca suas principais fontes de renda. Nas últimas décadas, o turismo também se tornou economicamente importante para os tonganeses. As praias paradisíacas e a cativante cultura local são os principais responsáveis por esse aumento na quantidade de turistas. Com um ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,721 é considerada uma nação de porte médio. A moeda local é o Pa’anga.

 

Localização de Tonga no mapa-mundi.

 

5 – Política

Formado por 5 distritos, o reino é governado por Tupou VI, que é o chefe de estado do país desde 2012. De fato, quem gere Tonga é o primeiro-ministro e seus gabinete, no entanto, a nobreza local ainda mantém certo poder. Por exemplo, a Assembleia Legislativa local possui 9 membros que são indicados pelos nobres, enquanto os outros 17 deputados são eleitos pela população. O rei também possui poder de veto sobre as leis.Não há uma forma de governo local no território tonganês, o que demonstra uma forte centralização de poder dos administradores nacionais sobre as cidades e vilas.

 

Palácio real de Tonga.

 

6 – História

Há evidências de colonos vindos pelo mar entre 1500 e 100 a.C.. Pelo advento das etnias polinésias ser principalmente de Tonga, Fiji e Samoa, o país é considerado um dos berços culturais e sociais da Polinésia e da Oceania. Durante a Idade Média, os tonganeses tiveram uma grande expansão ao dominar e colonizar ilhas vizinhas. A partir do Século 17, navegadores europeus passaram a ter contato com os habitantes locais. Em 1845 o território tonganês passou a fazer parte dos domínios britânicos. O país adotou costumes e leis inglesas, mas nunca se tornou um domínio completo dos europeus. O rei sempre foi a figura principal de Tonga, e um motivo de orgulho para a população do arquipélago. Conquistou sua independência formal em junho de 1970.

 

Monumento em homenagem aos tonganeses que participaram da Primeira Guerra Mundial.

 

7 – Cultura

Incrivelmente, Tonga é conhecida por sua grande proporção de pessoas obesas. Cerca de 70% dos habitantes se encontra com algum nível de sobrepeso ou obesidade. No mais, há uma forte tradição musical e nas danças entre a população tonganesa. Há grandes encontros para a realização de grandes danças tribais. Na gastronomia, há a tradição local de assar a carne animal envolvida em folhas em grandes fornos subterrâneos. Existe um grande consumo de bebidas à base de coco. O esporte principal do país é o rugby, seguido do críquete e futebol. A seleção de rugby já participou de grandes competições internacionais da categoria.

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas