Pessoas

7 fatos sobre Otto von Bismarck

Conheça mais sobre essa personalidade da antiga Prússia

 

1 – Nascido em 1 de abril de 1815, Otto von Bismarck foi um nobre e político natural da antiga Prússia. Teve papel fundamental na formação da Alemanha no final do Século 19. Nascido em família da nobreza rural prussiana, seus antepassados tinham uma longa história no exército e na burocracia desse reino. Durante a infância, viveu no campo.

 

Bismarck, 21 anos de idade, 1836

 

2 – Era um excelente estudante, e desde muito cedo se tornou fluente em inglês. Iniciou o curso de Direito na Universidade de Göttingen, depois se transferindo para a Universidade Humboldt de Berlim. Formado em 1835, von Bismarck começou a advogar em cidades do interior, conseguindo alguns cargos de funcionário público depois. Também serviu no exército, onde se tornou oficial da reserva.

 

Bismarck com Roon (centro) e Moltke (direita), os três líderes da Prússia na década de 1860

 

3 – Com a morte da mãe e insatisfeito com as funções burocráticas subalternas que exercia, voltou para sua cidade natal para administrar as propriedades da família. Em 1847 se casou e conquistou seu primeiro cargo político, ao conseguir uma vaga para representar a nobreza local em uma assembleia da Prússia. Nesse período se destacou pelo seu conservadorismo e por suas ideias anti-Áustria.

 

Rei Guilherme I em um cavalo preto com sua suíte, Bismarck, Moltke, Roon e outros, assistindo a Batalha de Königgrätz

 

4 – Em 1851 é novamente escolhido para representar a nobreza local em uma assembleia realizada em Frankfurt, motivada pela repressão a uma revolta liberal em Berlim. Durante esta década, von Bismarck também foi embaixador da Prússia em Paris e São Petersburgo. Aos poucos se tornou o braço-direito do rei Guilherme I. Em 1862 acabou por se tornar o primeiro-ministro prussiano.

 

Rendição de Napoleão III após a Batalha de Sedan , 1 de setembro de 1870

 

5 – Com a ascensão ao poder, entrou em guerra contra a Dinamarca pela região de Schleswig-Holstein, vencendo em pouco tempo. Com a dissidência histórica entre os alemães e os austríacos, que haviam dominado várias regiões alemãs por vários anos, von Bismarck voltou suas ambições para lá. Com o apoio da Itália e França, derrotou os austríacos em 1866. Em uma virada de mesa, entre em conflito com os franceses em 1870. Na Guerra Franco-Prussiana, conquistou mais territórios e a unificação alemã foi concluída. Em 1871 se tornou príncipe.

 

Entre Berlim e Roma , Bismarck (à esquerda) confronta o Papa, 1875

 

6 – O Império Alemão havia sido formado, com a burocracia e o exército mais eficientes do mundo. Fez diversas reformas importantes no Estado alemão, modernizando ainda mais o país. Também teve importante papel na política internacional, sendo o anfitrião do Congresso (1878) e da Conferência de Berlim (1884-1885). Esta última resultou na partilha da África entre as potências europeias. No âmbito do governo, von Bismarck criou uma forte repressão aos socialistas.

 

Bismarck em seu leito de morte, 30 de julho de 1898

 

7 – Durante os anos finais do seu governo, o premier alemão manteve um regime de extrema centralização do poder em suas mãos. Com a morte de Guilherme I e de Frederico III, a coroação de Guilherme II decretou o final da força política de von Bismarck. O novo imperador entrava em constantes conflitos com o líder alemão, o que o fez se demitir em 1890. Seu título de príncipe e o de duque só foram mantidos até a sua morte, ocorrida em 1898. Otto von Bismarck teve um papel fundamental na formação da Alemanha atual, misturando sua força militar com pitadas estratégicas de diplomacia.

  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas