Pessoas

7 fatos sobre W.B. Yeats

Conheça mais sobre esse famoso poeta irlandês

 

1 – Conhecido mais como W.B. Yeats, William Butler Yeats foi um poeta, dramaturgo e político irlandês. Atuou ativamente no Renascimento Literário Irlandês e foi co-fundador do Abbey Theatre. Em 1877, entrou para a escola Godolphin, onde estudou quatro anos. Pelo que parece, não gostou da experiência e não se distinguiu particularmente entre os seus colegas, academicamente. Por razões financeiras, a família voltou para Dublin em cerca de 1880, vivendo primeiro no centro da cidade e, mais tarde, no subúrbio de Howth.

 

1900 – Feito por Butler Yeats

 

2 – Em Outubro de 1881, Yeats retomou a sua formação acadêmica na Erasmus Smith High School de Dublin. O estúdio do seu pai estava localizado ali perto e foi aí que Yeats começou a conviver com muitos artistas e escritores da cidade. Ele manteve-se na escola secundária até Dezembro de 1883 e começou a escrever poesia por esta altura. De 1884 a 1886, frequentou a Metropolitan School of Art (hoje designada como National College of Art and Design) na Kildare Street.

 

“A vida de um poeta é uma experiência de vida e aqueles
que vêm depois têm o direito de conhecer.” – W.B. Yeats

 

3 – Yeats associava poesia a ideias e sentimentos religiosos. Descrevendo a sua infância, diria mais tarde que a sua única crença inabalável consistia em acreditar que se houvesse algo na filosofia que tivesse tomado a forma de poesia era a ideia de que se tinha sido “um espírito poderoso e benevolente a dar forma ao destino deste mundo, podemos descobrir melhor esse destino através das palavras que o coração acolheu no seu desejo do mundo”.

 

 

Um dos poemas de Yeats, coletado no livro The Tower,
foi baseado no mito de Leda e o cisne.

 

4 – Suas obras iniciais eram caracterizadas por uma tendência romântica exuberante e fantasiosa. Sucessivamente, por volta dos seus 40 anos, e em resultado da sua relação com poetas modernistas e também do seu envolvimento ativo no nacionalismo irlandês, seu estilo tornou-se mais áustero e moderno.

 

Cartaz de abertura do Abbey Theatre;
eram apresentadas duas peças de Yeats.

 

5 – Uma das maiores e mais duradouras conquistas deste Renascimento foi a fundação do Teatro Abbey. Em 1899, Yeats, Lady Gregory, Martyn e George Moore fundaram o Teatro Literário Irlandês. Este não teve, contudo, grande sucesso e sobreviveu apenas por dois anos.

 

Maud Gonne c. 1900.  Yeats começou uma paixão obsessiva,
e ela teve um efeito significativo e duradouro sobre sua poesia e sua vida depois disso.

 

6 – Não foi só em termos literários que Yeats mudou de parecer. As suas preocupações políticas (ele foi senador irlandês, cargo que exerceu com dedicação e seriedade) abandonaram por esta altura a esfera da política cultural em que se tinha envolvido nos primeiros anos do Renascimento Irlandês. Na sua obra dramática inicial, a sua postura essencialmente aristocrática levou-o a idealizar a classe camponesa irlandesa, revelando uma certa vontade de ignorar a pobreza e o sofrimento real do quotidiano camponês. Contudo, a emergência de um movimento político importante nas fileiras da classe média católica obrigou-o a alterar a sua atitude.

 

Estátua de Yeats em Sligo, Irlanda

 

7 – Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1923. O Comitê de entrega do prêmio justificou a sua decisão pela “sua poesia sempre inspirada, que através de uma forma de elevado nível artístico dá expressão ao espírito de toda uma nação.” Em 1934 compartilhou o Prêmio Gothenburg para poesia com Rudyard Kipling.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas