Pessoas

8 fatos sobre Dante Gabriel Rossetti

Conheça mais sobre um dos fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita

 

 

 

1- Breve resumo sobre a sua vida.

Gabriel Charles Dante Rossetti nasceu em Londres, Inglaterra, em 12 de maio de 1828. Ele foi um Poeta, ilustrador, pintor e tradutor britânico. Ele fundou a Irmandade Pré-Rafaelita em 1848 e mais tarde foi a principal inspiração para os simbolistas europeus e um dos principais precursores do movimento estético. A sua arte foi caracterizada por sua sensualidade e seu revivalismo medieval. Sua poesia posterior foi caracterizada pela complexa interligação de pensamento e sentimento.

 

Retrato de Dante Gabriel Rossetti aos 22 anos de idade por William Holman Hunt.

 

2- Sua infância.

Durante sua infância, ele aspirava ser um poeta e frequentou a King’s College School. Ele também queria ser pintor, tendo demonstrado um grande interesse pela arte medieval italiana. Rossetti frequentemente lia a Bíblia, junto com as obras de Shakespeare, Dickens, Sir Walter Scott e Lord Byron. O jovem era descrito como “auto-possuído, articulado, apaixonado e carismático”, mas também “ardente, poético e irresponsável”.

 

A Virgindade de Maria Virgem (1849). Os modelos foram a mãe do artista para Santa Ana e sua irmã Cristina para a Virgem .

 

3- Irmandade Pré-Rafaelita.

William Holman Hunt e Rossetti desenvolveram a filosofia da Irmandade Pré-Rafaelita que fundaram junto com John Everett Millais. A intenção do grupo era reformar a arte inglesa, rejeitando o que eles consideravam ser a abordagem mecanicista adotada pela primeira vez pelos artistas maneiristas que sucederam a Rafael e Michelangelo. Sua abordagem era retornar aos detalhes abundantes, cores intensas e composições complexas da arte italiana e flamenga do Quattrocento

 

Bocca Baciata (1859) sinalizou uma nova direção no trabalho de Rossetti. (Modelo: Fanny Cornforth).

 

.4- Pinturas de Rossetti.

As primeiras grandes pinturas de Rossetti em óleo exibem as qualidades realistas do início do movimento pré-rafaelita. Ele criou um método de pintura em aquarelas, usando pigmentos grossos misturados com goma para dar efeitos ricos semelhantes às iluminações medievais . Ele também desenvolveu uma nova técnica de desenho em caneta e tinta. Sua primeira ilustração publicada foi “The Maids of Elfen-Mere” (1855)

 

A Viúva Romana (1874), Museu de Arte de Ponce , Porto Rico.

 

5- Influência literária.

A literatura foi integrada à prática artística da Irmandade Pré-rafaelita desde o início (incluindo a de Rossetti), com muitas pinturas fazendo referências literárias diretas. Inclusive a literatura religiosa. A Inglaterra começou a ver um renascimento de crenças e práticas religiosas a partir de 1833 e avançando para 1845. O Movimento de Oxford, também conhecido como Movimento Tractário, havia começado recentemente a impulsionar a restauração das tradições cristãs perdidas na Igreja.

Nota-se que o renascimento anglo-católico afetou muito Rossetti no final da década de 1840 e início de 1850. As expressões espirituais de sua pintura The Girlhood of Mary Virgin, terminado em 1849, são evidentes desta afirmação. Desde o início da formação da Fraternidade em 1848, suas obras de arte incluíam temas de disposição nobre ou religiosa. Seu objetivo era comunicar uma mensagem de “reforma moral” através do estilo de suas obras, exibindo uma “verdade à natureza”.

 

Rossetti lendo provas de baladas e sonetos em 16 Cheyne Walk, por Henry Treffry Dunn (1882)

 

6- Retorno das cores densas.

Por volta de 1860, Rossetti retornou à pintura a óleo, abandonando as densas composições medievais da década de 1850 em favor de poderosas imagens em close-up de mulheres em espaços planos pictóricos caracterizados por cores densas. Essas pinturas se tornaram uma grande influência no desenvolvimento do movimento simbolista europeu. Neles, a representação de mulheres de Rossetti se tornou quase obsessivamente estilizada.

 

O Sonho do Dia (1880). A babá é Jane Morris.

 

7- Vida pessoal.

A esposa de Rossetti, Elizabeth Siddal, morreu de uma overdose de láudano em 1862, pouco depois de dar à luz um filho natimorto. Rossetti ficou cada vez mais deprimido e, com a morte de sua amada Lizzie, enterrou a maior parte de seus poemas inéditos no Cemitério de Highgate, embora mais tarde os tenha desenterrado. Ele idealizou sua imagem como Beatriz de Dante em vários quadros, como Beata Beatrix . Após a morte de sua esposa, Rossetti alugou uma Casa, em Chelsea, onde viveu por 20 anos cercado por móveis extravagantes e um desfile de pássaros e animais exóticos.

 

Alexa Wilding foi uma das modelos favoritos do artista pré-rafaelita Dante Gabriel Rossetti, apresentando algumas de suas melhores pinturas dos anos 1860 e 1870. Ela sentou-se para mais de seus trabalhos acabados do que qualquer outra de suas musas mais conhecidas.

 

8- Declínio e seus últimos dias.

A reação selvagem dos críticos à primeira coletânea de poesia de Rossetti contribuiu para um colapso mental em junho de 1872. Perto do fim de sua vida, ele mergulhou em um estado mórbido, escurecido por sua dependência de drogas ao hidrato de cloral e aumentando a instabilidade mental. Ele passou seus últimos anos como um recluso em Cheyne Walk. No domingo de Páscoa de 1882, ele morreu na casa de campo de um amigo, onde ele havia tentado em vão recuperar sua saúde, que havia sido destruída pelo cloral, já que sua esposa havia sido destruída pelo láudano.

Ele morreu de doença de Bright, uma doença dos rins de que ele vinha sofrendo há algum tempo. Ele ficou preso em casa por alguns anos devido à paralisia das pernas, embora se acredite que seu vício em cloral tenha sido um meio de aliviar a dor de uma remoção de hidrocele fracassada. Ele sofria de psicose alcoólica há algum tempo devido à quantidade excessiva de uísque que ele usava para abafar o gosto amargo do hidrato de cloral. Ele está enterrado em Birchington-on-Sea, Kent, Inglaterra. Sua sepultura é visitada por admiradores do trabalho de sua vida e realizações como visto por flores frescas colocadas lá regularmente.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas