Lugares

Independência de Fiji

Conheça mais sobre esse país da Oceania e suas características

 

A República das (de) Fiji é um arquipélago localizado no Oceano Pacífico e que fica na Oceania. Em 10 de outubro de 1970 conseguiu sua independência do Reino Unido e hoje é um país tranquilo e um grande roteiro turístico. Sua área é um pouco menor do que o estado do Sergipe, mas como é formado por ilhas, seu litoral passa dos 1500 kms de extensão. São nada menos do que 332 ilhas e ilhotas formando o território do país.

 

 

Os primeiros habitantes de Fiji provavelmente viajaram das Ilhas Salomão para os principais locais do arquipélago. Os habitantes fijianos são em sua maioria da etnia melanésia. No século 17 exploradores holandeses descobriram as maiores ilhas do país. No século seguinte James Cook, navegador britânico, desbravou as demais ilhotas da região. O primeiro posto de colonização inglesa foi estabelecido em 1804, mas Fiji só se tornou colônia oficialmente em 1874. A independência veio em 1970.

 

 

Nos dias atuais o arquipélago é um local plural: 54% da população é de origem fijiana, 38% de origem indiana e ainda há comunidades de outros povos da Oceania, de chineses e de europeus. Há também a pluralidade religiosa: 54% dos fijianos são cristãos (maioria protestante), 34% hindus e 7% muçulmanos. Existem 3 línguas oficiais em Fiji: o fijiano, o inglês e o hindi. A capital do país se chama Suva.

 

Mapa de Fiji e suas principais ilhas

 

Contando atualmente com quase 1 milhão de habitantes, o arquipélago vem se desenvolvendo muito. O aumento do turismo foi um grande impulsionador da economia, mas a principal fonte de renda de Fiji ainda é a exportação de açúcar. Das mais de 300 ilhas, apenas 100 são habitadas e/ou exploradas turisticamente. A política local não é tranquila como as demais áreas de interesse do país: as constantes disputas entre as populações de origem fijiana e indiana já acarretaram várias crises em Fiji. Já houve golpes militares e suspensão de organismos internacionais por conta dessas dissidências étnicas.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas