Acontecimentos

Lançamento do Ford T

Conheça como surgiu o carro que mudou a história da humanidade

 

No dia 1 de outubro de 1908 era lançado o primeiro carro produzido em massa: o Ford T. Desenvolvido por Henry Ford e produzido por sua empresa a Ford Company, foi por vinte anos o líder de vendas no mercado automobilístico. No começo da década de 20, metade dos automóveis circulando no planeta eram Fords T. Para além disto, o advento deste carro coincidiu com o modelo de produção denominado Fordismo, que revolucionou as indústrias mundo afora.

 

O Ford T também tinha uma versão pickup 

 

Henry Ford era um engenheiro que gostava de montar motores e peças automobilísticas. Em 1896 terminou seu primeiro veículo. Até 1903, quando fundou a Ford, o empresário criou alguns carros de corrida muito potentes para a época. Em 1908 tudo mudou: inspirado em processos produtivos de produtos menores, Henry Ford decidiu implantar uma linha de produção em que cada funcionário era especializado em fazer uma tarefa. Este processo permitia produzir vários carros por dia a um baixo custo. Outro fator era a motivação dos trabalhadores: cada um recebia 5 dólares ao dia, o que era muito para a época.

 

Esse modelo desenvolvido se chama Fordismo e foi com ele que o Ford T foi lançado e se tornou um sucesso mundial. Com um preço inicial de 850 dólares e várias mudanças em relação a outros modelos de automóvel, o novo produto popularizou o uso dos carros no planeta. Dentro das inovações estavam o volante do lado esquerdo e o acelerador e marchas modificados para facilitar a vida dos motoristas. O T era seguro, confiável e fácil de ser dirigido. O carro tinha versões sedan e caminhonete.

 

Henry Ford

 

Entre 1908 e 1927 foram produzidos mais de 15 milhões de carros do tipo. Em 1927 o automóvel era tão difundido que custava apenas 290 dólares. Para Henry Ford o importante era que todos comprassem o Ford T. Com o crescimento de outras montadoras de veículos e o relativo obsoletismo do seu carro, a Ford decidiu descontinuar a produção deste modelo e lançou outros produtos no final da década de 20. O Ford T foi crucial para o fortalecimento da indústria automobilística e foi uma experiência de muito sucesso. Não sabia seu criador que os automóveis causariam tantos problemas ao meio ambiente no futuro.

  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas