Pessoas

Nascimento de Niels Bohr

Saiba mais sobre a vida e as descobertas deste grande físico

 

Niels Bohr foi um físico dinamarquês nascido em 7 de outubro de 1885. Natural de Copenhagen, seus estudos sobre o átomo foram fundamentais para a ciência. Filho de um professor universitário e de uma mãe aristocrata de família judia, jogou futebol na juventude como goleiro. Seu irmão era matemático e jogador de futebol com passagens pela seleção dinamarquesa ganhadora da medalha de prata nas Olimpíadas de Londres em 1908.

 

220px-Niels_Bohr_Albert_Einstein_by_Ehrenfest

Niels Bohr e Albert Einstein

 

Completou seu doutorado em 1911 e foi morar na Inglaterra para contribuir nas pesquisas de Joseph John Thomsom e Ernest Rutherford na Universidade de Cambridge. A partir deste momento se voltou a estudar a estrutura atômica, dada a descoberta do núcleo do átomo por Rutherford. Ele ampliou a teoria atômica, ao explicar que os elétrons se dispõem em órbitas com níveis diferentes de energia. Os elétrons viajariam de órbitas menores para as maiores após a liberação de energia.

 

A publicação da sua teoria mudou a ciência e ajudou na evolução da física quântica. Com menos de 30 anos, Bohr era um dos físicos mais famosos do mundo. Entre 1914 e 1916 lecionou em Manchester e retornou a Copenhagen, onde foi nomeado diretor do Instituto de Física Teórica. Em 1922 ganhou o Prêmio Nobel de Física por seus estudos sobre a estrutura atômica. Nos anos seguintes fez um importante estudo sobre a fissão nuclear do urânio, o que contribuiu posteriormente na descoberta do plutônio.

 

atomodebohr

Modelo atômico de Bohr

 

Durante a Segunda Guerra Mundial (saiba mais aqui) Bohr fugiu com sua família para os Estados Unidos fugindo dos nazistas. Participou dos experimentos da criação da bomba atômica, mas nunca concordou com o uso da mesma. Assim que percebeu a gravidade e potência do explosivo apelou para vários governantes para que impedissem a construção da bomba. Não obteve sucesso, mas até o fim da vida lutou para o uso consciente e pacífico da energia atômica. Niels Bohr faleceu em novembro de 1962.

  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas