Acontecimentos

Saiba 8 fatos sobre a Grande Depressão

Conheça mais sobre uma das maiores crise sistêmica do capitalismo

 

1 – A Grande Depressão (ou Crise de 1929) foi uma grave crise sistêmica do capitalismo mundial iniciada nos Estados Unidos. O estopim do desequilíbrio econômico foi a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 24 de outubro de 1929. Em questão de horas vários empresários perderam grandes fortunas, o que fez com que inúmeras empresas fechassem e milhões de pessoas ficassem desempregadas. Também houve uma grande recessão econômica que afetou todo o mundo.

 

2 – A economia americana havia se tornado a maior do mundo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) através da produção de bens de consumo e armas para os países que estavam guerreando na Europa. Nos anos 20, os Estados Unidos vivia uma época de ouro, em que havia grande oferta de crédito. Isso fez com que a especulação financeira nas Bolsas de Valores crescesse vertiginosamente, até que o sistema entrou em colapso e do dia para a noite as ações não valiam mais nada pois elas eram valorizadas artificialmente.

 

A afro-americana foi a mais afetada pela crise

 

3 – A Grande Depressão causou a falência de diversos negócios, que por sua vez causou o desemprego em massa, que por sua vez causou um crescimento gigante dos níveis de pobreza. Mais de 30% dos trabalhadores norte-americanos ficaram desempregados em pouquíssimo tempo.

 

4 – A crise afetou fortemente outros países também. O Canadá e a Austrália, grandes parceiros comerciais americanos sofreram gravemente com o declínio econômico. O Reino Unido, a Alemanha e a França, ainda se recuperando da Primeira Guerra também foram pegos de surpresa.

 

5 – O Brasil, país pouco industrializado na época, também sofreu com a depressão. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro, o que causou uma forte desvalorização do produto nacional. Então, o governo comprou toneladas de café para queimá-las, visando diminuir a oferta e por conseguinte manter o preço mais alto. Com a queda da cultura cafeeira, vários empresários mudaram de setor e passaram a investir na industrialização do país.

 

A Grande Depressão de 1929 também chegou no Brasil

 

6 – Nos Estados Unidos principalmente, a crise afetou milhões de famílias. Muitos americanos passaram fome, foram expulsos de casa e aceitavam fazer trabalhos por salários muito menores. A população afro-americana foi a mais afetada, pois além da falta de empregos, os que surgiam eram preenchidos pelos brancos devido à discriminação racial.

 

7 – A Grande Depressão favoreceu o surgimento de governos autoritários no mundo. Para fugir da crise econômica, vários países colocaram no poder líderes fascistas, nazistas ou comunistas. Por exemplo, Adolf Hitler na Alemanha, Salazar em Portugal e Getúlio Vargas no Brasil foram líderes autoritários que ascenderam neste período.

 

O presidente eleito Franklin Delano Roosevelt implementou o New Deal  em  1933

 

8 – Os Estados Unidos começaram a sair da crise em 1933 através de uma política pública criada pelo presidente eleito Franklin D. Roosevelt. Chamado de New Deal, o programa reunia um pacote de medidas para sanar a decadência econômica e permitir sua retomada. O aumento das obras públicas e a diminuição da jornada de trabalho foram implementados objetivando o crescimento da oferta de empregos. Houve controle dos preços de vários produtos agrícolas e industrializados, além da criação do seguro-desemprego, aposentadoria e salário mínimo. Os efeitos nefastos da Grande Depressão só passaram realmente após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

 

  • 10
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas